Arca Alianca

“Abre Tu os meus olhos, para que [eu] veja as maravilhas da Tua lei.”  (Salmos 119.18).

Esboço de sermão:

1 Samuel 4-6.

A Arca, que estava em Siló, foi levada juntos com os dois filhos de Eli para onde o povo de Israel estava em batalha com os filisteus. Após ser capturada pelos inimigos, vitoriosos, foi devolvida após 7 meses, ficando em Quiriate-Jearim.

1 Crônicas 13:1-4  |  1 Crônicas 13:7  |  1 Crônicas 13:9-10 |  1 Crônicas 13:13-14:

Assim Davi não levou a arca consigo para Jerusalém. Em vez disso, ele a deixou na casa de um homem chamado Obede-Edom, que era da cidade de Gate. A arca ficou ali três meses, e Deus abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que era dele.

 Preparativos para a mudança da Arca

1 Crônicas 15:1-2 e 12:

Davi também fez casa para si na cidade de Davi (Jerusalém); e preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda. Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca dove Deus, e para o servirem eternamente.

– Davi então lembra que somente os levitas poderiam levar a arca conforme Moisés havia mandado, ou seja, conforme as intruções de Deus.

– Davi chama então os descendentes de Arão e os levitas, dizendo:

Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus fez rotura (catigo) em nós, porque não o buscamos (consultamos) segundo a ordenança.

E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do Senhor.

Ensinamentos:

PRIMEIRO PONTO: CONSENTIMENTO DO POVO vs CONSULTA EM DEUS.

Desde o início Davi parece se preocupar mais com a aceitação do seu povo em relação ao seu plano de levar a arca para Jerusalém, não considerando primeiramente consultar Deus ou as escrituras sobre como e quando fazer isso (1 Crônicas 13:1,2 e 4). Não há indícios nas escrituras de que tenha orado ao Senhor antes de suas decisões.

SEGUNDO PONTO: IRREVERÊNCIA DE UZÁ, POR QUÊ?

2 Samuel 6:6-8  (falta de respeito, imprudência, erro)  = irreverência.

O ato de Uzá foi tratado como falta de respeito, foi imprudente, errôneo, ou seja, irreverente. Como deixar a arca da aliança, lugar de habitação da presença de Deus, cair?

Exemplo dos filhos de Eli:

Apenas uma geração anterior, dois homens (Hofni e Finéias) estavam cometendo adultério (1 Samuel 2:22) à porta do tabernáculo, onde a arca residia. Pecavam também no comer da carne. Não se importavam com o Senhor (1 Samuel 2:12-17).

No livro “O Temor Senhor” – John Bevere cita:

“A irreverência deles era descarada e excedia em muito a desse homem que meramente estendeu sua mão para segurar a arca. Os sacerdotes imorais não foram julgados imediatamente por seu comportamento; contudo, Uzá foi julgado. Por quê? No caso dos filhos de Eli, a glória havia ido embora. Com Uzá, a glória de Deus estava retornando. Quanto mais forte for a glória manifesta de Deus, mais rápido e mais severo será o seu julgamento da irreverência.”

O fogo aquece, o fogo forja, mas o fogo queima. Quanto mais forte for a glória manifesta de Deus, mais rápido e mais severo será o seu julgamento da irreverência.

TERCEIRO PONTO: O MODO DE COMO A ARCA FOI LEVADA.

1 Crônicas 13:7:

E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.

– Davi trazia a arca para Jerusalém do mesmo modo que os filisteus, povo que não servia ao verdadeiro Deus, a enviaram para Israel. Não houve mudança de atitude.

– Davi pode ter se questionado, afinal ele selecionou a dedo os 2 homens, sua intenção era das melhoras. Ele estava muito alegre, entusiasmado, havia zelo no coração.

Conclusão:

Davi derrotou o gigante Golias. Deus disse que ele possuía um coração segundo o Seu. Davi é referência em adoração na Palavra. Viveu muitas experiências com Deus. Mesmo assim, falhou no que parecia ser tão óbvio revelando que, assim com nós, é falho e precisava ater-se sempre e primeiramente ao conhecimento e Sabedoria que vem do próprio Deus.

O zelo e o entusiasmo que não são acompanhados pela sabedoria e pelo conhecimento sempre trazem problemas!

Provérbios 2:3-6:

“Sim ,peça sabedoria e grite pedindo por entendimento. Procure essas coisas como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer “temer ao Senhor”, e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria, a sabedoria e o entendimento vêm Dele”.

Devemos ler mais a palavra de Deus. Aliando busca em intimidade com a leitura para sabermos qual a boa, perfeita, e agradável vontade de Deus!

 Josué Marco Costa
Estudante de Engenharia e levita na Igreja de Florianópolis

 

Igreja de Florianópolis – Proclamando a Verdade