Ministério em penitenciárias e hospitais

 Nova Data

Por decorrência de incompatibilidade de data e pela procura de cursantes interessados, o curso foi adiado e será oferecido entre os meses de janeiro e março de 2013 com data ainda a ser definida. O curso não será mais oferecido no sábado, mas nas quartas-feiras no período noturno por duas ou três semanas consecutivas.

A capelania

Capelania é assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva com dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.» (CF art. 5º, VII). O Capelão é um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações. Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres tinham também o seu capelão. Nas instituições militares existem as capelanias evangélicas e católicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assisitir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil.

O curso proposto para a Igreja de Florianópolis ocorrerá de forma intensiva no dia 03 de novembro, e dará direito ao certificado de capelão junto aos presídios e hospitais do Estado de Santa Catarina. Ao cursar este curso, o cidadão terá subsídios perante a Lei para tentar assistir socialmente os encarcerados e pacientes. Entretanto, as visitas junto aos hospitais e presídios dependem da administração de cada entidade, não significando que com o certificado, o capelão terá livre acesso a qualquer presídio (feminino ou masculino) ou hospital. Entretanto, possuir o título de capelão abre portas para a atividade social e religiosa nestes estabelecimentos.

O curso será ministrado pelo Pr. Antonio Alvenir da Igreja Batista Bom Viver e é aberto à toda comunidade evangélica, mediante aprovação da organização do curso.

Se você tem um chamado ministerial para atender tais áreas e possui interesse em realizar este curso, os seguintes documentos e/ou requisitos são necessários:

  • Carteira de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência em Santa Catarina;
  • Carta de recomendação pastoral;
  • Certidão negativa de antecedente criminal (junto ao fórum);
  • Duas fotos 2x2cm coloridas.

 

SERVIÇO

O quê: Curso de Capelania para hospitais e presídios de Santa Catarina.
Quando: data a ser definida (AGUARDE INFORMAÇÕES NESTA PÁGINA). 
Local: Igreja de Florianópolis – sede (Rua Emir Rosa, 537, Centro. Florianópolis – SC).
Investimento: R$ 80.00 (por participante).
Inscrições podem ser feitas na secretaria da Igreja ou pelo telefone (48) 3222.3233 (15h-17h30).