Diaconos Pub2

Um ministério bíblico, um chamado único.

O governo da igreja do Senhor Jesus Cristo é congregacional, cabe à congregação gerir os seus próprios negócios de acordo com o seu presbitério. A igreja de Deus é autônoma e independente, não está submissa a nenhuma associação, outra igreja ou pessoa. Ninguém tem o direito de nela mandar, devendo ela somente observar os mandamentos da Bíblia dados por Cristo – este é o ‘cabeça’, o governo da Igreja. Entretanto, dentro dos ministérios da Igreja estão os diáconos que possuem um chamado ímpar diante de Deus.

 OS OFICIAIS DA IGREJA – (Fm. 1:1; Tito 1:5-9, At. 6:1-7).

 

Há dois e somente dois oficiais permanentes na Igreja do Senhor Jesus Cristo. São eles: O pastor(es) (ou bispo/ancião) que é o seu oficial nos assuntos espirituais  e o(s) diácono(s) que é o servo na área patrimonial, financeira, (as coisas temporais) benéfica da igreja. Estes oficiais representam a assembléia da igreja diante dos poderes do mundo.

 

O pastoreio

O oficio do Pastor é o de pregar (ministrar a palavra), ensinar, corrigir  e exortar as ovelhas (I Tim 4:13-15), deverá ele também dedicar-se ao estudo das escrituras, afim de saber preparar o alimento espiritual para atender a todos, tem ele ainda de proteger o rebanho das muitas falsas doutrinas e suas diversas formas de corrupção. Agindo assim estará ele “zelando pelas almas do rebanho” (Atos 20:28-31; II Tm. 4:2-5; Hb. 13:17), por fim, recebe ele autoridade para dirigir, a qual nenhum outro membro o  tem (I Ts. 5:12-13; I Tm. 5:17, Hb. 13:17).

 

A diaconia

O diácono é o servo da igreja, e só deverá fazer o que ela autoriza-lo a fazer, ele nunca poderá agir com autonomia, ou ultrapassar os limites estabelecidos pela igreja. Assim são três as áreas em que o diácono serve:

 

  • aos necessitados e aos pobres: o diácono deve observar a situação de todos os membros, chamando a atenção da igreja para os casos urgentes (At. 6:3).

 

  • a Igreja: o diácono tem por responsabilidade verificar se os elementos estão  providenciados para a ceia, os quais são: o suco de uva/vinho e o pão sem fermento.

 

  • o pastor: o diácono deve ter  uma compreensão das necessidades do seu pastor e de quanto ele precisa para realizar a sua obra pastoral com eficiência (Gal 6:6). Todos os assuntos de ordem material da igreja fazem parte da responsabilidade do diácono (inclusive o patrimônio, construções, etc).

 

Para elencar ainda mais estes assuntos e aperfeiçoar a gestão das igrejas, a Igreja de Florianópolis promove no dia 30 de abril [sábado] o ‘Encontro diáconos dos montes’ na sede central. O evento ocorrerá durante todo o dia e será destinado aos pastores e diáconos de nossas igrejas.

CHAMADA

diaconos-pub

SERVIÇO

O quê: Encontro de diáconos
Quando: 30 de abril – sábado
Local: Rua Emir Rosa, 537 – Centro. Florianópolis, SC (em frente ao Colégio Bom Jesus Coração de Jesus).
Entrada Franca para todo o evento. Evento somente para líderes das nossas igrejas.

Igreja de Florianópolis – Proclamando a Verdade