Quando Davi procurou por alimento e uma espada, ele
encontrou o melhor sustento que precisava

Esta é uma história que todos já devem conhecer, talvez já ouviram muitas vezes e quem sabe  leram outras tantas, mas nunca é demais ouvir da Palavra do Senhor . Esta é uma palavra inspirada no livro “Derrubando Golias” de Max Luccado.

Davi foi não apenas um rei ungido pelo Senhor, mas também dito pelo próprio Pai, um homem segundo o coração de Deus. E pare um pouco pra pensar em Davi, tudo que lhe aconteceu e como ele chegou ao trono. Não foi fácil, ele passou por perseguições, por momentos que acredito tenham sido de verdadeiro terror durante sua fuga e também durante as batalhas que teve que travar. A grande diferença é que em todo momento Davi estava com o Senhor, buscando intimidade e procurando resposta e abrigo no Senhor.

Lendo I Samuel 21 vemos Davi no início de sua fuga indo até Nobe falar com o sacerdote Aimeleque. Chegando lá tudo que Davi queria e precisava era alimento e uma espada. O sacerdote, no entanto, nada tinha a oferecer – apenas os pães consagrados do altar do Senhor. Não parece até uma ironia? De tantas coisas que poderia se encontrar lá, ter apenas pães consagrados ao Senhor? Para muitos, isso seria uma heresia um desrespeito, comer os pães que deveriam ser oferecidos a Deus? Tenho certeza que qualquer outra pessoa do tempo de Davi teria receio em comer comida consagrada, tenho certeza de que eu mesmo me perguntaria quem sou eu pra comer comida do altar de Deus. Isso nem passou pela cabeça de Davi com certeza.

A única restrição que o sacerdote fez foi a respeito dos homens não ter tido relações com mulheres. Onde nós vemos incertezas, ele via a certeza de que quando precisamos, quando estamos famintos e desesperados, existe apenas um lugar pra correr e um único alimento. Onde muitos podem ver falta de reverência, Davi via a graça de Deus, que não dá apenas o que precisamos ou esperamos, Ele nos dá muito mais, infinitamente mais. Quando precisou de Deus, Davi correu para o lugar certo e comeu o alimento certo, ou será que pode haver melhor alimento do que o vindo do altar de Deus?

Quando Deus mandava maná o fazia diariamente, não deixava que se guardasse – a excessão dos sábados-, em Mateus na famosa oração do pai nosso também fala em o pão nosso de cada dia, não diz de cada semana ou cada mês, mas sim de cada dia. O Senhor nos chama a comer o pão TODOS os dias. Ele está sempre nos esperando com pães consagrados todas as manhãs. Graças a intimidade de Davi com Deus, ele soube onde buscar alimento e o que comer, espero que não nos esqueçamos disso durante nossa caminhada. Porque a esperança que Davi nos deixa e que sempre que nós precisamos, nos espera no lugar certo E na hora um (Sumo) Sacerdote com pães consagrados dizendo apenas purifique-se e coma.

- Thais Jordão

 

Igreja de Florianópolis – Proclamando a Verdade