As bênçãos do Senhor perseguem aqueles que O obedecem

Interlúdio e texto base: leia Ageu 1.3-15 e 2.5-19.

Ao lermos o livro do profeta Ageu, nos deparamos com o povo de Israel  vivendo em um momento onde eles haviam parado de reconstruir o templo de Deus que se encontrava inacabado e  priorizavam investir em  suas casas particulares.

Deus então levanta um profeta chamado Ageu para trazer uma palavra de advertência e correção, uma vez que o povo estava tendo perdas em função da inversão de prioridades. Por quatro vezes o Senhor chamou a atenção dizendo: Pensem nisto!

“Vocês semeiam muito e colhem pouco; comem, mas não se satisfazem; bebem,  porém continuam com sede; vestem-se, mas estão sempre com frio e quando recebem um salário é como se colocasse em um saco furado”. (Vs. 1.5).

Por que isto estava acontecendo?

  1. Porque a Casa de Deus estava deserta e nenhum esforço era feito para reedificá-la.
  2. Porque cada um dos homens era egoísta e todos proveram para si casas e nenhum deles se preocupava com a Casa de Deus.

 

 Por causa disto Deus proporcionou (Vs.10):

  • retenção do orvalho
  • escassez na colheita
  • seca sobre a terra

Tão logo o profeta Ageu entregou a mensagem (Palavra de Deus), o povo se arrependeu, temeu e passou a obedecer ao Senhor (Vs. 12).

O Senhor então, levantou o espírito dos líderes e de todos, prometendo que à partir daquele dia específico os abençoaria, mesmo antes de eles começarem a recolocar as pedras no templo, por causa da sinceridade e verdadeiro arrependimento.

Trazendo esta palavra para nossos dias, sabemos que a Casa de Deus é o nosso coração onde o Espírito Santo habita ( I Co. 6.19), e que talvez muitas coisas em nossas vidas podem estar dando errado e sem resultado porque há uma inversão de prioridade.

Talvez você possa estar investindo mais na sua casa (estudos, empregos, família, projetos pessoais, diversões, etc.) ao invés da Casa de Deus.

Em Mateus 6.33 Jesus nos ensina claramente a buscar em primeiro lugar o Reino dos Céus porque as demais coisas automaticamente seriam acrescentadas. As “demais coisas” significam tudo quanto necessitamos (material e espiritual) incluindo além do que possamos pensar (Ef. 3.20).

Então este é o momento de você PARAR E PENSAR!

  • Por que as coisas estão dando erradas em minha vida?
  • Por que o fruto de meu trabalho não dá um bom resultado?
  • Porque o meu salário não supre a necessidade do mês?

Este é o momento onde Deus pede que você faça uma revisão espiritual em sua vida. “Considere o vosso caminho” (Vs. 5) e faça uma avaliação!

Pensai bem! Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a Casa! Nela colocarei Minha bondade e serei Glorificado” (Vs. 8)

Três coisas são básicas neste texto:

1 - Subir a montanha, significa que não podemos ficar parados, é preciso continuarmos subindo a cada dia para mais perto dEle (Sl. 24.3). Trata-se de um relacionamento íntimo com Ele todos os dias.

2 – Trazer madeira, significa trabalho e esforço de não somente ter uma vida de intercessão e súplica, bem como leitura e conhecimento de Deus através da Sua Palavra que é a Bíblia.

3 – Reconstruir o templo, é o exercício dos dons e dos ministérios com zelo que Ele tem dado a cada um para a expansão do Seu Reino.

Na reedificação do Templo o Senhor diz para seus líderes e para todo o povo SEJAM FORTESTRABALHEM E NÃO TENHAM MEDO, por que a glória desta segunda casa será maior do que a primeira. (Vs. 2.4-5)

O medo paralisa e faz com que desviemos nossos olhos em Deus para olhar para nós e nossas condições, os que superam o medo e se arriscam em fé, conquistam o que Deus deseja lhes dar.

Há um pensamento popular que diz:

“A realização de um sonho depende da dedicação.

Existe muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.

Mas toda mágica é ilusão.

A Ilusão não tira ninguém de onde está.

 Ilusão é o combustível dos perdedores.

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio.

 Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa”.

A cada dia, Deus convida a você a arriscar-se, crescer, criar, aprender,  sair da mesmice, ousar… A promessa dEle para você neste dia é “EU TE ABENÇOAREI ATÉ A ETERNIDADE”.

Três coisas Deus prometeu realizar em sua segunda casa: Poder (Vs. 7); Provisão (Vs. 8) e Paz (Vs. 9). Estas três coisas você as terá se priorizares o Reino dEle.

No culto de domingo (14/09/14) após a ministração e o arrependimento da Igreja, o Senhor confirmou que a partir daquele dia viria a Sua benção através da seguinte palavra: 

“Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que aos seus antepassados jurou dar a vocês. Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo! Nenhum dos seus homens ou mulheres será estéril, nem mesmo os animais do seu rebanho. O Senhor os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as afligirá a todos os teus inimigos. Vocês destruirão todos os povos que o Senhor, o seu Deus lhes entregar. Não olhem com piedade para eles, nem sirvam aos seus deuses, pois isso lhes seria uma armadilha. (Dt. 7.13-16 – NVI).

A Ele seja a glória para todo sempre…

 _Pr. Adalberto Braglia

 

Igreja de Florianópolis – Proclamando a Verdade