Para organização de uma festa é necessário tempo, disposição, investimento, para que tudo saia como o planejado; para que os convidados sintam satisfação em ter feito parte da festa. Mas existe uma festa que a dedicação é maior, onde o tempo dispensado é bem maior para que o dia seja inesquicível e marque a história de todos – o casamento. Por mais que o casal não queira uma grande festa e queiram algo simples, ainda assim não é um planejamento fácil e tão simples, é preciso dedicação.

A probabilidade da preocupação da noiva ser maior é grande. Mulher gosta de pensar em cada detalhe e é também a pessoa que sempre sonhou com o dia e fará de tudo para que o momento seja único. Ela pensa no vestido, nos detalhes do vestido, no buquê, no véu e nos adornos, sempre idealizando ser a noiva mais linda que todos os convidados já viram e também na certeza de que estará agradando seu amado – na  ânsia de tornar o momento inesquecível, incomparável.

A preparação para qualquer festa é cansativa, é árdua! Para uma boda não seria diferente. Os noivos precisam se dedicar durante algum tempo até a chegada do grande dia. Preocupam-se com a decoração, o buffet, as bebidas, a Igreja, os votos, as alianças, os padrinhos, os convidados, os doces, as lembrancinhas, a música, suas roupas, dentre outras coisas que farão parte da grande festa. A partir momento do noivado o casal do passa a se preocupar com os preparativos para o casamento.

Mas existe uma festa que já está marcada, uma bodas que já está agendada no coração do Noivo “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro” (Ap. 19.7) / “Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Estas são as verdadeiras palavras de Deus” (Ap. 19.9). Esta deve ser a festa mais esperada pela Noiva, esse dia deve estar marcado em seu coração, na esperança de que tuda dará certo e que o Noivo a estará esperando para a Bodas. Um detalhe, Ele já está esperando o grande dia, a Noiva não sabe o dia certo, mas Ele a espera, com toda sua formosura, com seu vestido e adornos dignos de uma Noiva “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente” (Ap 19:8). “Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino,etecobrideseda.E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera,até chegares a realeza. E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti” (Ez 16:9-14). Esta é a forma como o Noivo espera sua Noiva para o grande dia, para a Bodas do Cordeiro.

Mesmo que a festa já esteja preparada e o Noivo esteja a postos esperando sua Noiva, ainda assim, como na preparação de um casamento, a Noiva deve dispensar tempo e dedicação até o dia do grande encontro. Logicamente não precisará se preocupar com toda a arrumação da festa, porém deverá se preocupar em manter seu vestido e sua aparência da forma como o Noivo propôs, da forma como Seus olhos se encherão de alegria ao vê-la. Ela deve manter seu vestido impecável, limpo, branco, com todos os adornos, formosa, de maneira que os presentes e o Noivo encham os olhos ao vê-la, sintam alegria e satisfação por saber que está da maneira como Ele espera. Essa deve ser a maior dedicação da Noiva até o grande dia, ela deve ter a esperança em seu coração, a esperança do grande encontro para a tão esperada Bodas.

É assim que deveria ser, mas nem sempre é assim que acontece…

Se por um acaso recebesse um comunicado de que o Noivo a espera para a grande festa, hoje à noite. Suas vestes estarião de acordo? Seu vestido e os adornos estariam limpos e prontos para se apresentar ao Noivo? Como Noiva de Cristo, Qual tem sido o tempo dispensado para se apresentar como Noiva que agrade aos olhos do Noivo? Qual a preocupação em se preparar e estar impecável para o grande encontro? O Senhor espera que a Igreja esteja vestida e adornada como uma Noiva, separada, imaculada, pronta para a Bodas. “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Ef. 5.27).

O Senhor deu as vestes, renovou a aliança, entregou armas, palavras, direção e deixou o Consolodar, mas ainda assim a Noiva pode não estar preparada para um convite repentino. Volte de onde se perdeu, restaure suas vestes, seus adornos, sua paixão pelo Noivo e por seu Reino.

Há um Reino que precisa ser edificado na Terra enquanto espera o grende dia, há lutas que precisam ser ganhas, há Terras a serem conquistadas, há muito amor para ser derramado. Todas essas coisas fazem parte dos adornos da Noiva, da sua formosura, da sua beleza. Olhe para suas vestes e adornos com graça, amor e gratidão, não deixe que se torne um peso, o Reino não é para ser pesado, a espera não é para ser exaustiva. O Noivo anseia pelo encontro com a Noiva, ente anseio deve estar no coração dos dois. Com alegria, com paixão, com força, com fé e esperança. A festa já está preparada, alegre-se em fazer parte da Noiva de Cristo, aquela que satisfará ao Noivo no dia das Bodas do Cordeiro, aquela que com suas vestes gloriosa encherá o coração do Noivo de alegria, alegre-se em ser com Ele, para Ele e por Ele.

“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.” (Is. 61.10).

 

- Débora Gusmão

 

Igreja de Florianópolis – Proclamando a Verdade